domingo, 20 de março de 2016

Cronograma Capilar - Por Onde Começar?

Olá Cacheadas!

Hoje eu vou falar sobre um assunto muito popular não só entre nós cacheadas/crespas, mas entre todas as mulheres que tem se preocupado com os cabelos. Trata-se do cronograma capilar. A maioria das pessoas ainda não tem uma rotina fixa de cuidados com os cabelos. O cronograma nada mais é do que uma agenda de cuidados que inclui os três tratamentos mais comuns e extremamente necessários para manter um cabelo saudável: hidratação, nutrição, e reconstrução.
A hidratação nada mais é do que a reposição de água nos fios. Deve ser feito no mínimo uma vez na semana, mas em casos de cabelos mais frágeis, como os cacheados, crespos, e com química deve ser feito pelo menos duas vezes na semana.
A nutrição/umectação repõe os lipídeos e gorduras necessárias para manter um cabelo saudável. Ajuda a fechar as cutículas do cabelo mantendo a hidratação. A frequência desse tratamento depende muito do cabelo, cada caso é um caso, pode ser feito toda semana ou a cada 15 dias. É usado como um complemento da hidratação.
A reconstrução é a reposição da massa capilar. Cerca de 90% da composição do nosso cabelo é de queratina. A reconstrução age devolvendo essa proteína ao cabelo diminuindo a porosidade. Esse tratamento é normalmente feito uma vez por mês, mas em cabelos quebradiços, ressecados e pós-química pode ser feito a cada 15 dias.

Mas como fazer para montar a minha agenda de cuidados? A primeira coisa que se deve ser feita é reconhecer o que seu cabelo está precisando. Testei a porosidade do meu cabelo colocando alguns em um copo com água. Aguardei por dez minutos. Cabelos que boiam tem baixa porosidade, se parte do fio fica no meio do recipiente o cabelo tem média porosidade, e os fios que afundam tem alta porosidade. E o que isso significa? O ideal é que o cabelo tenha média porosidade, pois são cabelos que absorvem bem a hidratação, mas não precisam de reposição de massa. Os cabelos com porosidade muito alta precisam de mais reconstrução, normalmente são cabelos muito agredidos pelo sol, cloro, ou químicas em excesso. Os cabelos com baixa porosidade são cabelos saudáveis, mas que precisam de mais hidratação pois tem dificuldade de absorvê-la. O meu cabelo passou no teste (dei pulos de alegria por isso), meu fio está com média porosidade, e sabendo disso montei meu cronograma da seguinte forma:



Meu Cronograma
1ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
2ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
3ª semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
4ª semana
Hidratação
Hidratação
Reconstrução


Como o meu cabelo tem média porosidade eu optei por nutrir o cabelo uma vez por semana para selar as cutículas e manter a hidratação dos fios. Cabelos com alta porosidade podem fazer a reconstrução do fio a cada 15 dias. O cronograma que montei é igual ao cronograma oficial e é ideal para quem quer começar a cuidar dos fios. Ele pode ser adaptado conforme a necessidade de cada cabelo e com o passar do tempo.


Por hoje é só.na próxima semana voltarei para falar sobre como escolher os produtos para o cronograma, e o que deve ser observado nos rótulos antes de comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário