quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Tipos de Cabelo

Olá cacheados e cacheadas!

Hoje estou aqui para falar dos tipos de cachos. Muitas pessoas quando resolvem passar pela transição capilar se inspiram no cabelo de alguém e querem que fique exatamente como se imagina. Uma dica essencial para quer assumir os cachos é nunca esperar por cachos perfeitos, e sim assumir o seu cabelo natural independente de como ele seja. Outra dica importante é perceber a forma do seu cabelo e entender como ele funciona para cuidar melhor. Não é só sair por aí procurando produtos para cabelo cacheado. Mesmo dentro do universo das cacheadas existem muitas variações. Por isso é importante testar e perceber o que seu cabelo precisa no momento.
Bom, vamos começar a falar dos tipos de cabelo.  Vou usar aqui a classificação criada pelo cabelereiro Andre Walker, que criou junto ao site “NaturallyCurly”, uma tabela para identificar os tipos de cachos.

Tipo 2

São os fios ondulados , onde a raiz é lisa e os fios tem formato de “S”. O interessante para quem quer cachear mais esse tipo de cabelo é usar cortes repicados que vão forçar a formação de novas ondas. Dentro dessa categoria temos ainda três subdivisões.

2A






São bem mais fáceis de se lidar. São mais finos e portanto tem mais movimento. Normalmente são cabelos comportados.


2B




É aqui que entra o terror do frizz. Como os fios são um pouco mais ásperos por causa das pequenas curvas que se formam esse tipo de cabelo precisa de mais cuidado do que o 2A. O ideal é caprichar na finalização.



2C




Quem tem esse tipo de cabelo sabe bem o que eu chamo de quase cachos. Além de ser um pouco áspero e bastante frizz, esse tipo de cabelo é mais volumoso que as outras subdivisões dessa categoria, embora a raiz ainda seja lisa.


Tipo 3 


São os cacheados. Essa categoria é marcada pelos cachos em forma de espirais, as famosas molinhas. Embora os fios sejam finos e frágeis, são fáceis de modelar e alisam facilmente. Normalmente as pessoas que tem esse tipo de cabelo nasceram com fios lisos que foram se definindo com o tempo, assim como eu.


3A





Pessoas com esse tipo de cabelo tem o fio mais fino e perde os cachos facilmente. O ideal é usar finalizadores e cremes de pentear mais fininhos, com a consistência mais leve. Em compensação o uso de fixadores está liberado.


3B





Nesse tipo de cabelo as espirais são mais fechadas e por isso a ponta é mais ressecada, e o cabelo é mais volumoso. O uso do anti-frizz é indispensável.


3C





Esse tipo de cabelo é grosso, e pode ser confundido com o cabelo crespo. Mas mesmo quando penteado mantem os caracóis. É importante manter o cabelo bem hidratado para manter a definição.


Tipo 4 

Cabelos crespos. Esses são os cabelos mais “rebeldes”. São simplesmente lindos, mas precisam de muito cuidado e dedicação. Esse tipo de fio precisa ser hidratado com frequência.


4A




Esse tipo de fio tem o cacho mais estreito e perde o formato quando esticado. Quanto mais hidratado o fio está, mais fácil de moldar.



4B





É um cabelo mais denso e frágil. Precisa de mais cuidados. Além de hidratar com frequência, o uso de pomadas para moldá-lo é uma ótima dica para devolver a oleosidade do fio.


4C






Esse tipo de fio apresenta cachos quase imperceptíveis. O cabelo nasce naturalmente para cima, estando sempre armado. Os óleos capilares são indispensáveis para o tratamento desse tipo de fio.


OBS.: Todas as fotos foram retiradas do site Naturally Curly.



É isso, meus amores, espero que tenham gostado. Vou ficando por aqui, até a próxima.